sexta-feira, 7 de março de 2008

Carreira profissional: ó dúvida cruel!

Quando se fala de escolha de carreira profissional hoje, sempre surgem dúvidas. Principalmente pra quem está na época da "grande escolha", mesmo que já tenha certeza da profissão que pretende seguir, existe sempre aquela dúvida de: "Será que me darei bem?".
O mercado profissional hoje, tem muitas opções, e com o grande crescimento tecnológico, estão surgindo diversas profissões novas, porém à medida que o mercado cresce, a competitividade entre profissionais também aumenta. As pessoas estão cada vez mais se preparando para estarem bem atualizados em sua profissão, e assim conseguirem um melhor emprego.
Mas não é só isso que conta. Conforme o tempo passa, o QI (quem indica)alto, está sendo mais valorizado nas empresas, por isso não adianta só ter boa formação e experiência, é preciso também ter boa influência de pessoas de onde pretende-se trabalhar, o famoso "empurrãozinho".
Eu particularmente, que estou em meu período de escolha, já pensei em trabalhar com quase todos os tipos de designe's [risos] (de moda, gráfico, de interiores, web designer) mas admito que ainda tenho algumas dúvidas sobre a profissão certa. À algum tempo tenho em mente seguir carreira em Publicidade, no entanto ainda não sei ao certo em qual área da profissão quero trabalhar, já pensei em criação, fotografia publicitária, redação (particularmente de revista), entre outras. Mas outra dúvida vem pairando em minha cabeça nos últimos tempos: "devo seguir esta profissão?".
Não que eu não goste muito desta, mas a questão é outra: "conseguirei emprego na área?", afinal com tanta concorrência...Acredito sim no meu 'taco' mas não é apenas a confiança que faz um bom profissional, como já havia dito.
Enfim, deixemos de mim, sei que essa minha dúvida também é a dúvida de muitas outras pessoas que estão decidindo qual carreira profissional devem exercer, por isso resolvi escrever esta postagem (apesar de meu blog não ser muito visitado), para compartilhar idéias, sugestões ou até mesmo críticas (construtivas).

4 comentários:

. disse...

Gabylis
vc tocou no meu calcanahr de aquiles com essa!

estou nessa dúvida cruel também.. e justamente com essas profissões!

oq faremos agora???

:/

teste vocacional seria a solução?

Desenrola disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Desenrola disse...

Fiquei muito feliz com o elogio que você fez ao desenrola! :D Ele é ume espaço que eu cuido com o maior carinho e tenho a esperança de vê-lo um dia sendo tranformado em um livro para os jovens publicitários. Espero te ver por lá sempre.

See you soon!

Andrea Pacheco disse...

gostei do seu texto. me identificaria bastante com ele há algum tempo atrás. faço publicidade e estagio em uma agência, e posso te dizer que publicidade é um curso muito prazeroso. porém nem tudo são flores, ou melhor, nem tudo é Arte e tão bonito quanto parece. tem muito mais expiração do que inspiração. tem que por a cabeça pra funcionar mesmo, e se no final sair uma coisa bonita, beleza! se não, vamos ao útil mesmo.
mas é isso aí. a melhor forma de saber o que a gente quer é fazendo aquilo! (: